Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 13 de março de 2014

O que o coaching fez e faz na minha vida


Como prometido vou falar-vos do coaching...
Antes de mais, para vos situar, há que contar um pouco o que se passou comigo nestes 14 meses de ausência do blog.
Simplificando e sintetizando, deixei-vos numa fase em que estava em busca de mim, de me descobrir, de me realizar, de me reencontrar depois do fim do meu longo relacionamento. Ora bem, se eu achava que estava no bom caminho, a vida mostrou-me o contrário!
Durante estes 14 meses tudo o que eu julgava saber ou sentir foi questionado.
Achava que tinha vivido um grande amor? Eis que me aparece um ainda maior!
Achava que tinha sofrido a dor maior? Eis que sofri como jamais achei possível!
Achava que já era o centro do meu mundo? Eis que o meu mundo se vira do avesso!
Achava que já tinha chorado muito? Eis que verti mais lágrimas em meses do que em toda a minha vida!
Achava que tinha sido muito feliz? Eis que vivi momentos de felicidade como nunca tinha sentido!
Achava que estar rodeada de pessoas me fazia esquecer a solidão? Descobri momentos de solidão profunda!
Achava que sabia o que era luto? Isso porque nunca tinha enterrado ninguém vivo dentro de mim!
Achava que era uma super mulher? Descobri que não passo de um humano cheio de medos!
Todo este turbilhão levou a que, um belo dia, o meu corpo fizesse 'shut down', como que a obrigar-me a ouvi-lo! ' Pára Bela, pára de fugir para a frente, pára de achar que aguentas tudo, pára de fingir a ti própria!'
Sempre achei que não precisava de ajuda para resolver os meus problemas, aliás, sempre detestei a palavra problema! Eu era forte, cum caraças! Ouvi isso toda a minha vida! Nada me abalava por muito tempo, nada me fazia cair...
Quando decidi aceitar a sugestão de uma amiga sobre coaching, a primeira coisa que disse á ´menina´que estava ali sentada á minha frente foi: ' eu nunca acreditei muito nestas coisas sabes? Não sou nada espiritual, não sou nada de meditações e cenas!' Ela riu-se! Com o seu ar sereno, perguntou-me apenas porque é que desta vez era diferente, porque é que eu tinha decidido procurar ajuda quando nunca acreditei nela? Utilizei uma metáfora para lhe responder:
- Sabes, ao longo da minha vida deparei-me com milhões de desafios, vários tipos de dor. Coloquei-os sempre em gavetas de um qualquer móvel que inventei dentro de mim, porque não tinha e não queria perder tempo com eles...a vida tem de seguir! Hoje sinto que se acabaram as gavetas, que já não há espaço nesse móvel, que já não consigo guardar mais nada! Sei o quero mas sei que não vou consegui-lo sem ajuda, já não...já não me chego!
A Lígia voltou a sorrir e disse: ' é preciso uma enorme coragem para admitir isso! Parabéns!'
Gostei logo dela. Transmitiu-me calma, serenidade, esperança. Disse-me que não tinha fórmulas mágicas para resolver os meus problemas, apenas ferramentas que eu podia ou não aprender a utilizar. Disse-me também que quando entramos num processo de reconstrução de nós mesmos, atingimos momentos de muita dor que nos fazem querer desistir, momentos de uma vulnerabilidade extrema de onde nos apetece sair rapidamente! Se eu estava certa que queria fazê-lo? Estava! Se eu precisava de o fazer? Precisava! Se o ía conseguir? Ía!
Não que eu não tivesse pessoas ao meu lado capazes de me ajudar, que sempre estiveram lá nos bons e maus momentos mas ali, tinha alguém que não me conhecia de lado nenhum, que não estava toldada pelos afectos, que não me queria proteger, apenas ajudar, como fazia com outras dezenas iguais a mim!
Ao longo das sessões com a Lígia passei por um turbilhão de emoções, de sensações, de estadios...tive desconforto, tive dor, tive euforia, tive paz, tive vontade de desistir, tive coragem e tive medo! Passei por tudo aquilo que ela me disse que eu iria passar para trazer de volta o meu eu verdadeiro!
Hoje despeço-me das sessões com uma certeza: a mulher que entrou naquela sala, que se sentou há uns tempos atrás diante da Lígia, não é hoje a mesma mulher! O que é que o coaching fez por mim? Mostrou-me o meu caminho, mostrou-me a 'viagem' que quero fazer, mostrou-me a pessoa que escondi durante anos de mim própria e dos outros, mostrou-me que não passo de um ser humano cheio de qualidades e defeitos!
Vou falar-vos ainda muito sobre esta 'viagem', porque ela não termina aqui, ainda agora começou!
Hoje, quero apenas agradecer á Lígia a ajuda que me deu, as ferramentas que me ensinou a usar, as palavras inspiradoras, o mundo novo que me mostrou existir em mim!
Hoje partilho aqui palavras há pouco escritas por esta menina/mulher que me ajudou a renascer! Obrigada minha querida! Grata por ter permitido que entrasses na minha vida!


"Existe um momento em que tu sentes que renasces novamente, sentes novamente a alegria e o entusiasmo, sentes novamente o teu coração a bater com mais força, renasces e sabes que estás preparada, renasces e sabes que o vais fazer constanteme...nte até ser necessário, renasces e sabes que apenas por te permitires fazer isso tu és maior do que alguma vez poderias imaginar. Porque hoje tu sabes que a vida está apenas a dar-te a oportunidade de te ergueres novamente com amor e em amor, com alma, com alegria, com vida!"
Lígia Silva.
Coach, Marketer e Talent Finder.

Sem comentários:

Enviar um comentário