Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

És feliz?

 
Quanta vezes ao longo da vida fazemos a nós próprios esta pergunta? Muitas? Demasiadas? Poucas?
Confesso que durante muito tempo, sempre que me fazia esta pergunta, evitava demorar-me na resposta...achava que era uma resposta demasiado complexa, sobre a qual não me apetecia pensar muito. Mas também sabia que sempre que a pergunta era: qual é o teu maior sonho ou objectivo? a resposta era sempre a mesma: Ser Feliz!
Um dia, há cerca de um ano, alguém me olhou nos olhos e perguntou: és feliz? Alguém que me leu a alma como nunca ninguém conseguira ler, estava a fazer-me a mais cruel das perguntas e já sabia a resposta...
Tempos antes, a resposta a essa mesma pergunta levara ao fim do meu casamento, ao fim do meu projecto de felicidade. Depois disso, estava a reconstruir-me para ser feliz e julguei, até ali, que o estava a conseguir...estava rodeada de gente que me amava e que eu amava, era livre como nunca tinha sido, era independente, tinha uma boa vida, passava os dias a sorrir, tinha tudo para ser feliz!
Quando, naquele dia, aquela pessoa me fez a pergunta, a realidade desabou sobre mim: não era feliz, estava feliz em alguns momentos!
Depois desta resposta chorei como há muito não chorava...senti-me vazia de uma forma que nunca me tinha sentido...eu não era feliz! Eu ainda não conseguia ser feliz! Será que algum dia iria conseguir?
Naquela altura eu ainda não sabia o verdadeiro significado de felicidade, eu ainda não sabia que, afinal, é tão bom estar feliz em vez de ser feliz!
Ser feliz é algo demasiado estático, demasiado definitivo... como poderíamos achar que somos felizes se estamos em constante mudança, em constante evolução? O que somos hoje é diferente do que éramos há tempos atrás, o que queremos hoje não é o queríamos ontem, o que sentimos hoje não é igual ao que sentimos no passado, o que já nos fez feliz pode já não ser aquilo que hoje nos faria felizes.
Hoje, acredito que a felicidade é algo que vamos construindo dia a dia e que nunca será obra terminada. Hoje acredito que o que me pode fazer feliz depende muito da pessoa que sou no momento, das minhas expectativas, das minhas experiências, das minhas atitudes perante a vida... Não há fórmulas, não há receitas para a felicidade...e ainda bem que assim é, ainda bem que cada um de nós tem esse desafio de descobrir a sua própria forma de estar e ser feliz!
Ser feliz é o caminho mas estar feliz é a forma como decidimos percorrer esse caminho!
No dia internacional da felicidade quero apenas partilhar convosco que estou feliz...e em vez de vos desejar que sejam felizes, desejo-vos apenas que estejam felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário