Número total de visualizações de páginas

sábado, 1 de setembro de 2012

Quantos?

 
A propósito dos filhos...
Falava-se sobre o facto de ter apenas um ou mais filhos, dos prós e contras para a criança e para os progenitores.
Ninguém, mais do que eu, adorava ter uma família grande, uma casa cheia de crianças a berrar, a saltar, a brigar, a rir...
Fui criada como filha única, embora tenha um irmão e , sei bem o que é não ter ninguém com quem brincar, ninguém com quem partilhar, ninguém com quem dividir a atenção dos nossos pais. Se fui mais infeliz por isso? Não. Muito embora, em tantos momentos da minha vida, tivesse desejado ter com quem partilhar tarefas, decisões, palavras...
É verdade que uma criança se pode tornar mais egoísta, mais dependente, mais mimada se fôr a única a usufruir do amor e da atenção dos pais mas, a minha argumentação para ter apenas um filho, baseia-se apenas numa premissa: poder dar-lhe tudo aquilo que ele precisa. Nos dias que correm, quer por uma questão monetária (que para mim se torna secundária), quer por uma questão de disponibilidade e de tempo, é cada vez mais difícil pensar em ter uma família numerosa ou, pelo menos, uma família de quatro. Digo isto, mesmo estando rodeada de amigos que têm 2 ou 3 filhos cada. Mas depois vejo o quê? Pais que para poderem pagar uma boa educação em colégios privados, para poderem ter os filhos em actividades extra curriculares, para poderem dar as PS3, as Wii, os telemóveis, as roupas de marca, se matam a trabalhar e chegam a casa sem paciência e quase sempre sem tempo de qualidade, para dedicarem aquilo que é, a meu ver, realmente importante: tempo em família! E vejo crianças que, pelo meio consumista em que vivem e estão inseridos, exigem dos pais não a atenção e o carinho mas sim, a compensação desse amor e desse carinho em bens materiais. Se quero isso para um filho meu? Não! Se apenas com um filho não corro o risco de isso também acontecer? Provávelmente...
O meu medo é cair no erro que a maior parte dos pais que vejo cai...querem ter para 2 ou 3 aquilo que apenas chegaria para um...
Amor, carinho, atenção, tempo, são coisas que se dão da mesma forma a 1,2,3 ou quantas crianças forem...e colégios privados, consolas e outras coisas que tais, a quantas se pode dar? E nós, como pais, queremos que os nossos filhos tenham menos do que os outros?
Gostava que fosse possível voltarmos ao tempo dos nossos avós, dos nossos pais, em que o peso da sociedade não era tão grande, não tínhamos de provar nada aos outros, não tínhamos esta necessidade quase feroz de nos inserirmos em grupos sociais...apenas, e tão só, vivíamos com aquilo que tínhamos, fosse muito ou pouco, mas falávamos á mesa com os nossos pais, brincávamos na rua uns com os outros, éramos felizes numa escola pública, não tínhamos telemóvel, não existiam consolas...
Gostava de não ter este medo e esta espada sobre a cabeça em relação aquilo que vou poder proporcionar a um filho meu...e ainda nem o tenho!
Se gostava de ter muitos filhos? Adorava...

1 comentário: